Breve análise da Metodologia da Tese “Networked Connectivity and Adult Learning: Social Media, the Knowledgeable Other and Distance Education”- Frederika Gerlanda Kop (2010)

Esta tese questiona a premissa do conectivismo como sendo uma transformação epistemológica. Será que os media, tendo em consideração o seu tremendo potencial na alteração dos processos de ensino, estão realmente a transformar a educação de adultos?  Esta investigação analisa a posição dos alunos no processo de ensino e o grau de controle que estes têm desse processo em comparativamente com o tutor e com a instituição de ensino. O estudo tenta compreender que forma os media sociais são realmente utilizados na comunicação educacional. Este estudo qualitativo longitudinal demostra como os estudantes, tutores e outro staff negoceiam os meandros dos media sociais em situações de educação formal de adultos. A investigação analisou a participação dos alunos em 3 redes online, tendo a investigadora emergido numa rede de aprendizagem pessoal através das tecnologias durante 9 meses.  Os resultados demostram que as tecnologias Web 2.0 podem facilitar altos níveis de comunicação entre os alunos e docentes, e consequentemente, aumentarem o nível de presença em contextos  online. As novas tecnologias promovem o empenho e a aprendizagem autodirigida. Todos os alunos consideram crucial o papel dos docentes, considerando que a sua autonomia como alunos só é atingida se os docentes demostrarem credibilidade como “filtros humanos” da informação – a confiança no outro, continua a ser considerado um factor muito significativo no processo de aprendizagem. A autora considera que esta investigação é mais um contributo para conceptualização da aprendizagem em rede com ferramentas da Web 2.0.   

Estrutura da tese

1-      Introdução (contextualização, objetivos do estudo, o estudo- questões de investigação, organização da tese;
2-      Revisão da Literatura;
3-      Metodologia (introdução, explicação da metodologia optada, ajustar a metodologia DBR às questões de investigação, decisões relativos à metodologia, métodos utilizados, considerações éticas, métodos de análise dos dados)
4-      Resultados do projeto 1 (ABCD)
5-      Resultados do projeto 2 (Network online)
6-      Discussão dos resultados  
7-      Conclusões (incluindo recomendações, conclusões sobre a metodologia de investigação utilizada e propostas para futuras investigações)

Questões de Investigação

A-     Será desejável para os alunos serem o centro da experiencia de aprendizagem em em vez de serem os tutores ou a instituição em que estes realizam a formação?
Questões específicas:
A.1. – Qual é o nível de controle que pode e deve ser transferido das instituições para os alunos, em ambientes ricos em tecnologia  de forma a melhorar a experiência de aprendizagem?
A.2. – Deveriam os alunos ter uma voz mais ativa, no que se refere ao conteúdo das oportunidades de ensino e no caminho seguido pela percurso de ensino? Quais serão as implicações para a instituição?
A.3. – Qual será a implicação para o conceito de conhecimento, assim como, para a confiança e validade deste, se esse ser investigado e criado em nas redes online de forma independente das instituições de ensino?
B- Quais as tecnologias Web 2.0 que podem ser usadas de forma efetiva na comunicação e no ensino? Como é que este uso pode melhorar ou prejudicar as experiências de aprendizagem nos adultos?

Opções Metodologia


Tipo de Metodologia
Contexto de investigação
População- Alvo
Amostra
Projeto ABCD

Design Based Research, mais especificamente o modelo de DBR   proposto por Bannan-Ritland (2003).
Ambiente de formação online onde decorreu o curso ABCD (duração 2 anos/ certificado educação superior Nível 1/ num total de 120 Créditos)
Alunos*, tutores, designers do curso e gestor do projeto.

10 alunos (de um total de 17) que passaram do curso presencial para o curso online
Foram entrevistados 4 tutores (de um total de 7)
+ designers do curso e gestor do projeto.

Projeto Online Network

Metodologia Mista (qualitativa + quantitativa)

3 Redes Online de acesso público

Utilizadores dessas redes
65 utilizadores
*a maioria dos alunos são pessoas que trabalham ou gerem pequenas e medias empresas do mercado regular ou social ou voluntários do setor social
Métodos de Recolha e análise de dados


Técnicas
Análise
Amostra








Projeto ABCD

Observação das atividades e comunicações realizadas no ambiente formativo, nomeadamente com o recurso a diferentes ferramentas Web 2.0












Análise holística das experiências dos alunos e   tutores

Análise dos artefactos, nomeadamente visuais construídos durante a formação
Análise dos blog dos designers do curso durante a fase de desenvolvimento, reuniões formais e informais com equipa de professores, técnicos e  gestor do projeto.
Análise do informação relativa ao background dos   participantes, realizada antes do início da formação
10 alunos (de um total de 17)
Entrevistas via telefone (em duas fases do projeto) com alunos, tutores e designers do curso

Entrevistas
Semiestruturadas
Todas estas entrevistas foram gravadas em áudio,   transcritas e, posteriormente, analisado o seu conteúdo. 
10 alunos (de um total de 17) e 2 tutores (de um total de 7)
Projeto Online Network

Estudo etnográfico: imersão numa rede de aprendizagem através de tecnologia


Análise qualitativa




 ---
Analise qualitativa da rede
Análise qualitativa apiado também respostas obtidas no questionário onlie
Questionário online
Análise quantitativa
65 participantes

Preocupações éticas

1-      Projeto ABCD
Para se estudar a interação, navegabilidade de todos os intervenientes na plataforma, todos os participantes forneceram o ser aval á participação neste tipo de estudo, tendo este tipo de análise recebido também uma autorização por parte do departamento de ética da universidade. Relativamente às entrevistas, foram todas realizadas com o consentimento prévio dos participantes, Em todos os casos, o anonimato foi sempre preservado na investigação.  

2-      Projeto Online Network

Quando se pretende estudar  redes online coloca-se sempre a questão relativamente à ética do estudo, já que pode-se considerar que é um espaço público e, por isso, não necessita de consentimento prévio, mas também, pode ser visto como um espaço privado, todos os casos em que o acesso a essa comunidade está protegido por uma palavra- passe colocasse. No caso específico, e para garantir uma maior transparência do comportamento de análise realizado, a investigadora optou por, no seu blog e no seu site, clarificar muito bem quais as suas intenções investigativas. Assim, no caso do estudo de blogs e wikis, a investigadora considerou como sendo espaços públicos, tendo obtido sempre o consentimento prévio, no caso da aplicação de questionários a participantes destas redes, sendo-lhes sempre assegurada o total anonimato.
Descrição Resumida da Implementação 


1-      Projeto Online Network
1ª Etapa
- Revisão da Literatura
- Levantamento de necessidades de mercado, para garantir que a oferta formativa utilizada no projeto seria adequada ao público-alvo

2º Etapa
- Fase de desenvolvimento: Processo interativo de desenvolvimento/produção, teste e re- desenvolvimento/produção do ambiente de aprendizagem e dos recursos a utilizar no processo formativo.
3º Etapa
- Avaliação do impacto local, Design instrucional e investigação educativa.
4º Etapa
- Avaliação do impacto num contexto mais amplo, analise da rede social e disseminação do recursos bem-sucedidos e do próprio projeto


2-      Projeto Online Network

Imersão da própria investigadora numa rede de aprendizagem através de tecnologia, durante 9 meses. Fez parte desta imersão a criação de um blog pessoal, onde a investigadora escreveu regularmente sobre novas tecnologias, recebeu comentários de outros especialistas em tecnologia educativa, fez comentários noutros blogs, fez parte de debates e na construção de wikis, participou numa conferência online e num MOOC sobre Conectivismo. Analisou a participação dos outros na rede, tentou compreender quais  os nós importantes neste tipo de rede (participantes importantes e agregadores de informação) e o que faz deles tão importantes. Analisou quem é visto como expert na rede e qual a facilidade ou dificuldade destes em passarem de membros periféricos para membros importantes
Em conjugação foi realizado um questionário online a utilizadores de 3 redes: “learning technology”, “ICT research network” e  “library blogger”. Este questionário teve dois objetivos de análise:
- Para compreender como eles percecionam a sua aprendizagem na rede e qual o papel dos outros participantes na rede na sua própria aprendizagem;
- Apoiar a análise qualitativa para descobrir os papéis dos diferentes nós da rede. Assim, em vez de usar um software específico de análise quantitativa da rede, a investigadora optou por uma abordagem qualitativa diferente tendo em conta a observação que esta fez das redes e um conjunto de questões colocadas aos participantes no questionário (como por exemplo: quem eles consideram ser os nós mais importantes, quantos desses “experts” estão presentes na rede, etc.)


Referência

Kop, F. G (2010) PhD Thesis - Networked Connectivity and Adult Learning: Social Media, the Knowledgeable Other and Distance Education, Swansea University.

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