Esta tese questiona a premissa do
conectivismo como sendo uma transformação epistemológica. Será que os media,
tendo em consideração o seu tremendo potencial na alteração dos processos de
ensino, estão realmente a transformar a educação de adultos? Esta
investigação analisa a posição dos alunos no processo de ensino e o grau de
controle que estes têm desse processo em comparativamente com o tutor e com a
instituição de ensino. O estudo tenta compreender que forma os media sociais
são realmente utilizados na comunicação educacional. Este estudo qualitativo
longitudinal demostra como os estudantes, tutores e outro staff negoceiam os
meandros dos media sociais em situações de educação formal de adultos. A
investigação analisou a participação dos alunos em 3 redes online, tendo a
investigadora emergido numa rede de aprendizagem pessoal através das
tecnologias durante 9 meses. Os
resultados demostram que as tecnologias Web 2.0 podem facilitar altos níveis de
comunicação entre os alunos e docentes, e consequentemente, aumentarem o nível
de presença em contextos online.
As novas tecnologias promovem o empenho e a aprendizagem autodirigida. Todos os
alunos consideram crucial o papel dos docentes, considerando que a sua
autonomia como alunos só é atingida se os docentes demostrarem credibilidade
como “filtros humanos” da informação – a confiança no outro, continua a ser
considerado um factor muito significativo no processo de aprendizagem. A autora
considera que esta investigação é mais um contributo para conceptualização da
aprendizagem em rede com ferramentas da Web 2.0.
Estrutura da tese
1- Introdução (contextualização, objetivos do
estudo, o estudo- questões de investigação, organização da tese;
2- Revisão da Literatura;
3- Metodologia (introdução, explicação da
metodologia optada, ajustar a metodologia DBR às questões de investigação,
decisões relativos à metodologia, métodos utilizados, considerações éticas,
métodos de análise dos dados)
4- Resultados do projeto 1 (ABCD)
5- Resultados do projeto 2 (Network online)
6- Discussão dos resultados
7- Conclusões (incluindo recomendações,
conclusões sobre a metodologia de investigação utilizada e propostas para
futuras investigações)
Questões de
Investigação
A- Será desejável para os alunos serem o
centro da experiencia de aprendizagem em em vez de serem os tutores ou a
instituição em que estes realizam a formação?
Questões
específicas:
A.1.
– Qual é o nível de controle que pode e deve ser transferido das instituições
para os alunos, em ambientes ricos em tecnologia de forma a melhorar a experiência de aprendizagem?
A.2.
– Deveriam os alunos ter uma voz mais ativa, no que se refere ao conteúdo das
oportunidades de ensino e no caminho seguido pela percurso de ensino? Quais
serão as implicações para a instituição?
A.3.
– Qual será a implicação para o conceito de conhecimento, assim como, para a
confiança e validade deste, se esse ser investigado e
criado em nas redes online de forma independente das instituições de ensino?
B- Quais as tecnologias Web 2.0 que podem ser usadas
de forma efetiva na comunicação e no ensino? Como é que este uso pode melhorar
ou prejudicar as
experiências de aprendizagem nos adultos?
Opções Metodologia
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Tipo de Metodologia
|
Contexto de investigação
|
População- Alvo
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Amostra
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Projeto ABCD
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Design Based Research, mais especificamente o modelo de DBR proposto por Bannan-Ritland
(2003).
|
Ambiente de formação online onde decorreu o curso ABCD (duração 2 anos/
certificado educação superior Nível 1/ num total de 120 Créditos)
|
Alunos*, tutores, designers do curso e gestor do projeto.
|
10 alunos (de um total de 17) que passaram do curso
presencial para o curso online
Foram entrevistados 4 tutores (de um total de 7)
+ designers do curso e gestor do projeto.
|
Projeto Online Network
|
Metodologia Mista (qualitativa + quantitativa)
|
3 Redes Online de acesso público
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Utilizadores dessas redes
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65 utilizadores
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*a maioria dos alunos são pessoas que trabalham ou
gerem pequenas e medias empresas do mercado regular ou social ou voluntários do
setor social
Métodos de Recolha
e análise de dados
|
Técnicas
|
Análise
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Amostra
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Projeto ABCD
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Observação das atividades e comunicações realizadas
no ambiente formativo, nomeadamente com o recurso a diferentes ferramentas
Web 2.0
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Análise holística das experiências dos alunos e
tutores
|
|
Análise dos artefactos, nomeadamente visuais
construídos durante a formação
|
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Análise dos blog dos designers do curso durante a
fase de desenvolvimento, reuniões formais e informais com equipa de
professores, técnicos e gestor do projeto.
|
|||
Análise do informação relativa ao background dos
participantes, realizada antes do início da formação
|
10 alunos (de um total de 17)
|
||
Entrevistas via telefone (em duas fases do projeto) com alunos, tutores e
designers do curso
|
|
||
Entrevistas
Semiestruturadas
|
Todas estas
entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas
e, posteriormente, analisado o seu conteúdo.
|
10 alunos (de um total de 17) e 2 tutores (de um total de 7)
|
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Projeto Online Network
|
Estudo etnográfico: imersão numa rede de aprendizagem através de
tecnologia
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Análise qualitativa
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---
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Analise qualitativa da rede
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Análise qualitativa apiado também respostas obtidas
no questionário onlie
|
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Questionário online
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Análise quantitativa
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65 participantes
|
Preocupações
éticas
1- Projeto ABCD
Para se estudar a interação,
navegabilidade de todos os intervenientes na plataforma, todos os participantes
forneceram o ser aval á participação neste tipo de estudo, tendo este tipo de
análise recebido também uma autorização por parte do departamento de ética da
universidade. Relativamente às entrevistas, foram todas realizadas com o
consentimento prévio dos participantes, Em todos os casos, o anonimato foi
sempre preservado na investigação.
2- Projeto Online Network
Quando se pretende estudar redes
online coloca-se sempre a questão relativamente à ética do estudo, já que
pode-se considerar que é um espaço público e, por isso, não necessita de
consentimento prévio, mas também, pode ser visto como um espaço privado, todos
os casos em que o acesso a essa comunidade está protegido por uma palavra-
passe colocasse. No caso específico, e para garantir uma maior transparência do
comportamento de análise realizado, a investigadora optou por, no seu blog e no
seu site, clarificar muito bem quais as suas intenções investigativas. Assim,
no caso do estudo de blogs e wikis, a investigadora considerou como sendo
espaços públicos, tendo obtido sempre o consentimento prévio, no caso da
aplicação de questionários a participantes destas redes, sendo-lhes sempre assegurada
o total anonimato.
Descrição Resumida
da Implementação
1- Projeto Online Network
1ª Etapa
- Revisão da Literatura
- Levantamento de necessidades de mercado,
para garantir que a oferta formativa utilizada no projeto seria adequada ao
público-alvo
2º Etapa
- Fase de desenvolvimento: Processo interativo de
desenvolvimento/produção, teste e re- desenvolvimento/produção do ambiente de
aprendizagem e dos recursos a utilizar no processo formativo.
3º Etapa
- Avaliação do impacto local, Design instrucional e
investigação educativa.
4º Etapa
- Avaliação do impacto num contexto mais
amplo, analise da rede social e disseminação do recursos bem-sucedidos e do
próprio projeto
2- Projeto Online Network
Imersão da própria investigadora numa rede
de aprendizagem através de tecnologia, durante 9 meses. Fez parte desta imersão
a criação de um blog pessoal, onde a investigadora escreveu regularmente sobre
novas tecnologias, recebeu comentários de outros especialistas em tecnologia
educativa, fez comentários noutros blogs, fez parte de debates e na construção
de wikis, participou numa conferência online e num MOOC sobre Conectivismo.
Analisou a participação dos outros na rede, tentou compreender quais os nós importantes neste tipo de
rede (participantes importantes e agregadores de informação) e o que faz deles
tão importantes. Analisou quem é visto como expert na rede e qual a facilidade
ou dificuldade destes em passarem de membros periféricos para membros
importantes
Em conjugação foi realizado um
questionário online a utilizadores de 3 redes: “learning technology”, “ICT
research network” e “library blogger”. Este questionário teve dois
objetivos de análise:
- Para compreender como eles percecionam a
sua aprendizagem na rede e qual o papel dos outros participantes na rede na sua
própria aprendizagem;
- Apoiar a análise
qualitativa para descobrir os papéis dos diferentes nós da rede. Assim, em vez
de usar um software específico de análise quantitativa da
rede, a investigadora optou por uma abordagem qualitativa diferente tendo em
conta a observação que esta fez das redes e um conjunto de questões colocadas
aos participantes no questionário (como por exemplo: quem eles consideram ser
os nós mais importantes, quantos desses “experts” estão presentes na rede,
etc.)
Referência
Kop, F. G (2010)
PhD Thesis - Networked Connectivity and Adult Learning: Social Media, the
Knowledgeable Other and Distance Education, Swansea University.
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